Sunki

Berço da Muda Classe A

Caixa Postal 141
Casa Branca, SP 13700-970
Tel. 19-3671.4560 19-3679.9382
 19-9204.7803

Mudas Cítricas Citrolima  "A Qualidade que Você Exige
A Tranquilidade que Você Merece"


Página Inicial
Conheça-nos Melhor
Nossa Muda Cítrica
O que são Mudas Classe A?
Produtos & Serviços
Variedades, Plantio, etc
Preços
Borbulhas - Disponibilidade
Onde Estamos - Mapa
Novidades, Informações
Novas Variedades
Porta-enxertos
Clonagem Online
A Bactéria do Amarelinho
Greening - HLB - Psilídeos
Suporte
Links
Fale Conosco

Tangerina Sunki

 Nome científico: Citrus sunki

 Origem: China

 Outros nomes: Suenkat, Sunkat

 Última atualização: Abril 2005

        A tangerina Sunki faz parte do grupo das pequenas tangerinas juntamente com a Cleópatra, Amblicarpa, Nasnaran, Pectinífera e outras. São frutos pequenos, achatados, com diâmetro de 3 a 6 cm, com a casca solta, e geralmente de coloração alaranjada quando maduros. A Sunki é originária da China e aparentemente muito utilizada como porta-enxerto naquela região, incluindo Taiwan.

              O número de sementes é bastante variável nas referências internacionais que, geralmente, indicam a presença de diversas até muitas sementes viáveis. A Sunki presente em São Paulo, entretanto, tem como característica a baixa produção de sementes, de uma a duas em média por fruto, e uma grande quantidade de sementes abortadas. Trata-se, portanto, de uma diferença significativa em relação à Sunki internacionalmente conhecida. Não há estudos até o momento que expliquem esta diferença. Além disso, nossa Sunki apresenta alto índice de monoembrionia. Isto quer dizer que as plantas originárias da semeadura de Sunki são híbridas na grande maioria das vezes. Surpreendentemente, entretanto, são de uniformidade considerável. Cruzamentos feitos nos últimos 15 anos pela Mudas Cítricas Citrolima demonstram este fato claramente. Híbridos são obtidos com grande facilidade, compondo mais de 90% das plantas resultantes dos cruzamentos que têm a Sunki como planta-mãe. Como os híbridos obtidos via de regra apresentam características muito parecidas com as das plantas utilizadas como plantas-pai, conclui-se que o nível de homozigose na nossa Sunki é bastante alto. Isto também explicaria a uniformidade das plantas de polinização livre nos viveiros, embora seja muito comum encontrarmos plantas superiores em lotes naturais de Sunki. Já selecionamos diversos variantes de Sunki desta forma. Recentemente, seleções naturais de Sunki foram obtidas também na Bahia, sendo uma delas lançada com o nome de Sunki tropical, apresentando número bem maior de sementes viáveis que a Sunki original. Sua performance nos pomares, no entanto, ainda está sendo testada.

               Plantas enxertadas em tangerina Sunki geralmente entram em produção um pouco mais rapidamente que aquelas em Cleópatra e também são frequentemente mais produtivas, com menores oscilações de safras. Aparentemente são mais tolerantes à seca do que a Cleópatra e a maturação dos frutos não é tão tardia. Em geral podemos pensar na Sunki como indutora de características intermediárias entre o limão Cravo e a Cleópatra às suas copas. Assim, a qualidade da fruta não é tão boa quanto à da Cleópatra, mas melhor que a do Cravo. E o tamanho dos frutos não é tão bom como em Cravo, mas melhor do que em Cleópatra.

               O grande problema da Sunki é sua alta susceptibilidade à Gomose ou podridão das raízes e do tronco. Trata-se de um porta-enxerto tão ou mais suscetível à esta doença do que as laranjeiras. Assim, a utilização de mudas sadias e de solos virgens pode representar um grande ganho na longevidade de pomares em Sunki. Com relação a outras doenças, entretanto, a Sunki apresenta grande interesse comercial. É resistente ao Exocortis, ao Declínio, à Tristeza e à Morte Súbita dos Citros. Além disso, ela não apresenta problemas conhecidos de incompatibilidade com copas, mesmo com a laranja Pera. Por estas razões sua utilização em cruzamentos genéticos vizando obter novos porta-enxertos parece ser muito promissora. Recentemente, um híbrido de Sunki com o trifoliata Benecke, feito nos Estados Unidos foi lançado naquele país e tem sido testado entre nós com bons resultados. A Citrolima possui mais de 300 híbridos de Sunki com trifoliata, limão Cravo, Cleópatra, Volkameriana, tangelo Orlando, Carrizo, Swingle e laranja Azeda, além de variantes de polinização livre, em testes de campo para seleção de porta-enxertos promissores.

         A tangerina Sunki hoje é utilizada basicamente como porta-enxerto para laranja Pera em regiões com alta incidência de Declínio ou próximas à Morte Súbita dos Citros, como alternativa ao limão Cravo, altamente suscetível a estas doenças. Isto ocorre em função da impossibilidade de se usar o citrumelo Swingle, que é incompativel com a Pera. Para esta variedade de laranja, a Sunki também tem sido uma opção comum para a subenxertia em regiões ameaçadas pela Morte Súbita. Outras variedades de laranjas ou tangerinas também são enxertadas em Sunki, mas em quantidades bem menos significativas.

Voltar para Porta-enxertos

Pesquisa personalizada em www.citrolima.com.br
 
©2009. Mudas Cítricas Citrolima. Permitida reprodução desde que mencionada a fonte. Contate-nos.