PÁGINA INICIAL  ÍNDICE    CONHEÇA-NOS  NOSSAS MUDAS   PRODUTOS/SERVIÇOS     NOVIDADES   ONDE ESTAMOS  DÚVIDAS LINKS

  HUANG LONG BING (GREENING OU AMARELÃO)
PRINCIPAL

POPULAÇÃO
PSÍLIDEO


LINKS

PALESTRAS

PESQUISA

FORUM

        Esta página está em construção, mas já tem partes acessíveis. Verifique os links ativos no menu ao lado para continuar a navegação.

         Nosso objetivo é agrupar informações que ajudem na superação do problema com a doença HLB. Existem já vários casos de sucesso no controle ou convivência com a doença na China e outros países através da manutenção da população de vetores a níveis baixos.

          É importante, portanto, tentar comprovar a hipótese de que o vetor é o principal responsável pela virulência ou severidade da doença. A inoculação por si só não é o que determina a severidade. A distribuição da doença na planta, nas novas brotações, é feita pelos psilídeos com muita eficiência. A planta tem muitas armas para lutar contra a translocação interna, mas nada pode fazer contra os psilídeos que ajem externamente. Assim, quando se reduziu drasticamente a população dos vetores a doença desapareceu economicamente mesmo em áreas totalmente afetadas da China e em outros países. Vale lembrar que nestas regiões plantas como citrus, murta e outras rutáceas são nativas, afetadas por HLB, e convivem com a citricultura comercial. Aumentam assim nossas expectativas de sobrevivência.

         Nossa população de psílídeos em São Paulo, em geral, é baixíssima. Basta, portanto, mantê-la desta forma, não causando desequilíbrio com pulverizações erradas. A pesquisa na Florida e na China tem mostrado, por exemplo, que não se deve pulverizar as vegetações. Nesta época o efeito sobre os psilídeos é de uma semana ou pouco mais, enquanto se destrói os inimigos naturais por 30 dias ou mais. Isto propicia surtos de psilídeos que podem destruir o pomar com HLB. As pulverizações devem ser feitas nos períodos de dormência da planta, principalmente no inverno. Precisamos estudar para testar todas estas hipóteses.

Obrigado pela visita!