Flying Dragon

Berço da Muda Classe A

Caixa Postal 141
Casa Branca, SP 13700-970
Tel. 19-3671.4560 19-3679.9382
 19-9204.7803

Mudas Cítricas Citrolima  "A Qualidade que Você Exige
A Tranquilidade que Você Merece"


Página Inicial
Conheça-nos Melhor
Nossa Muda Cítrica
O que são Mudas Classe A?
Produtos & Serviços
Variedades, Plantio, etc
Preços
Borbulhas - Disponibilidade
Onde Estamos - Mapa
Novidades, Informações
Novas Variedades
Porta-enxertos
Clonagem Online
A Bactéria do Amarelinho
Greening - HLB - Psilídeos
Suporte
Links
Fale Conosco

Trifoliata Flying Dragon

 Nome científico: Poncirus trifoliata var. monstrosa

 Origem: Japão

 Outros nomes: Dragão

 Última atualização: Junho 2007

        Esta variação genética do trifoliata surgiu aparentemente no Japão, onde é cultivado há mais de 100 anos. Suas características marcantes são os espinhos significativamente curvados, geralmente para baixo, e os ramos sinuosos, crescendo em forma de zig-zag e, frequentemente, com curvaturas acentuadas. As demais características são muito parecidas com as dos trifoliatas comuns.

 Plantas enxertadas em Flying Dragom desenvolvem-se muito lentamente e atingem 1/3 a 1/2 do tamanho de plantas em outros porta-enxertos aos 20 anos de idade. Assim, este porta-enxerto é considerado um verdadeiro ananicante. A redução das copas de laranjas enxertadas em Flying Dragon parece ser demasiada e seu uso tem sido pouco frequente. O limão Tahiti, entretanto, apresenta porte médio e boa produtividade sobre este porta-enxerto, que tem sido preferido na sua propagação em São Paulo nos últimos anos.

 De um modo geral, as tangerinas comportam-se muito bem sobre Flying Dragon atingindo portes médios e boas produções de frutos com boa qualidade. Temos observado vantagens significativas no uso deste porta-enxerto para tangerinas e acreditamos que isto possa tornar-se comum no futuro. As plantas de porte menor, mas não tanto quanto as laranjeiras, propiciam melhores tratos culturais, principalmente o controle fitossanitário, o desbaste de frutos e a poda de limpeza. Como devem ser plantadas em altas densidades, de até 1000 plantas por hectare, a produtividade permanece atraente.

 Quanto à resistência a doenças, acredita-se que o Flying Dragon assemelhe-se aos trifoliatas comuns. Certamente é bastante resistente à Gomose de Phytophthora. Não há pomares comerciais em idade suficiente para permitir melhores informações sobre a susceptibilidade ao Declínio dos citros. Temos diversas copas de citros enxertadas em Flying Dragon há mais de 10 anos sem incidência de Declínio até o momento. A incompatibilidade com a laranja Pera e com o tangor Murcote existem, mas sua severidade parece ser bem menor que a dos trifoliatas comuns tendo em conta plantas com mais de 10 anos de idade em observação em nossos pomares. Nestas plantas, não há prejuízos aparentes causados pela incompatibilidade após 14 anos, embora encontre-se fracas linhas de incompatibilidade na região de enxertia em algumas plantas.

 Para o viveirista a produção de mudas sobre Flying Dragon é mais demorada e exigente, semelhante à daquelas sobre trifoliata. As frutas do Flying Dragon são pequenas, de cor amarela, muito precoces e com mais de 20 sementes. A conservação das sementes é muito difícil e, caso não se possua meios de monitoramento regular da germinação em laboratório, recomenda-se a semeadura imediata após sua extração.

Voltar para Porta-Enxertos

Pesquisa personalizada em www.citrolima.com.br
 
©2009. Mudas Cítricas Citrolima. Permitida reprodução desde que mencionada a fonte. Contate-nos.